A ARCA oferta o SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Este é um dos Serviços ofertados pela Proteção Social Básica, é Tipificado pela Resolução Nº 109 de 11 de Novembro de 2009 – Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e é desenvolvido em articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. O SCFV possui caráter preventivo, protetivo e proativo frente a situações de vulnerabilidades e riscos sociais e relacionais que possam resultar em rompimento dos vínculos familiares e comunitários. É um dos serviços que materializam as seguranças socioassistenciais de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento de autonomia, realizando um trabalho para a aquisição de competências pessoais e relacionais pelos participantes.
No SCFV, os participantes integram grupos conforme a sua faixa etária e as especificidades do ciclo de vida em que estão. O trabalho nos grupos é planejado
de forma coletiva, contando com a participação do técnico de referência (assistente social e psicólogo), dos educadores/orientadores sociais e dos usuários. O trabalho realizado com os grupos é organizado em percursos progressivos, nos quais há o compartilhamento de informações, orientações e vivências; a valorização da identidade pessoal e coletiva do grupo e da comunidade de que os participantes fazem parte; o incentivo à ampliação de vínculos de apoio e proteção na família e na comunidade, além do estímulo à participação nos diálogos e agendas públicas de interesse e demanda dos participantes.
As ações realizadas são:
As ações particularizadas são feitas pelos técnicos a fim de identificar as demandas e necessidades individuais, prestar orientações, mediar conflitos e identificar a necessidade de encaminhamentos para a rede de atendimento.
As ações particularizadas no domicílio são realizadas pela equipe técnica com o objetivo de garantir o acompanhamento familiar sistemático, conhecer melhor a dinâmica familiar e possíveis redes de apoio.
Os encaminhamentos são realizados para a Rede de Serviços locais e ocorrem de acordo com a identificação de uma demanda específica ou necessidade apresentada pelo atendido/responsável.
as articulações são realizadas sempre que necessário visando garantir os direitos e a qualidade de vida dos usuários acompanhados.
São executados pelos educadores sociais. Os grupos são organizados em percursos a fim de garantir aquisições progressivas aos usuários. São desenvolvidas conversações e fazeres, considerando os objetivos do Serviço, seus eixos norteadores, as vulnerabilidades que os usuários vivenciam as competências relacionais que poderão ser exploradas com eles e as atividades por meio das quais é possível articular esse conjunto de elementos.
São realizados encontros com os familiares das crianças acompanhadas objetivando fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura dos vínculos no contexto familiar, promover o acesso e usufruto de direitos, de maneira a contribuir com a melhoria na qualidade de vida do público atendido. Além de possibilitar a reflexão sobre os diferentes aspectos vivenciados e as formas de lidar com as situações cotidianas e dificuldades apresentadas.
As oficinas têm por foco ampliar o universo informacional e cultural, oportunizando atividades que contribuem para o desenvolvimento de sociabilidade, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo social e da autonomia das crianças e adolescentes. Dentre as oficinas ofertadas estão: Artes, Inclusão digital, Recreação, Capoeira, Construindo Histórias, Lúdica, Dança e Atividades físicas.
São organizados a partir de intervalos específicos de faixas etária, a fim de que haja interação, troca e compartilhamento de experiências que promovam o fortalecimento de vínculos entre sujeitos que vivenciam diferentes ciclos de vida.
São realizadas objetivando promover a socialização, integração, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o sentimento de pertença, cultivar datas que são comemoradas historicamente e que fazem parte da cultura do país, além de possibilitar a ampliação do universo informacional, estimular o desenvolvimento das potencialidades e propiciar a formação cidadã.
São realizados durante o ano: Aniversariantes do mês, Colônia de férias, Passeios, comemorações como páscoa, festa da família, festa junina, dia das crianças e confraternização de Natal.
Não perca nossas atualizações! Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações exclusivas.